segunda-feira, 17 de junho de 2013

Malta - St.Julians e Marsaxlokk em 16 de Jun/2013

Domingo é domingo! Saímos, eu e mais um amigo, a caça do coelho. Prato tradicionalmente maltês eu ainda não havia provado nenhum. Em St. Julians, perto de casa, saboreamos um delicioso coelho ao molho de ervas, acompanhado de batatas e ervilhas. Estava uma delícia!!!

O sol não colaborou pro "efeito foto" mas tava bom


O lindo dia de sol (como todos desde que estou aqui) contribuiu para deixar a vista ainda mais bela na Spinola Bay.




Sem nenhuma programação previamente definida, tomamos o bus em direção a Marsaxlokk. Um amigo já havia estado lá e recomendado. Marsaxlokk é uma tradicional vila de pescadores ao sudoeste da ilha. De St.Julians até Marsaxlokk levamos uns 50 minutos de ônibus. Aproveito para comentar que a ilha de Malta tem 316 metros quadrados de área, não sei dizer que isso inclui Gozo e Comino mas o que quero salientar é que muito rápido atravessar o país de leste a oeste e de norte a sul.



Informação: Foi em Marsaxlokk que os primeiros fenícios desembarcaram durante o século IX A.C.

Nessa hora uma paradinha prum café

Marsaxlokk é responsável pelo maior parte do fornecimento de peixe em Malta. No domingo pela manhã tem uma grande feira de peixe aberta para o “publico”. Infelizmente não chegamos a tempo para feira. Também chegamos de estômago cheio, o que foi uma pena, pois Marsaxlokk  há dezenas de restaurantes servindo o que há de melhor e mais fresco frutos do mar de toda Malta.

Marsaxlokk tem aquele cheiro característico de vila de pescadores que eu particularmente adoro e uma vista singular. No azul do mar centenas de barcos coloridos, chamados de Luzzu.



Informação: A luzzu é um barco de pesca tradicional das ilhas de Malta. Eles são pintados em tons de amarelo, vermelho, verde e azul, o arco normalmente é apontado com um par de olhos. Estes olhos podem ser a sobrevivência moderna de um antigo costume fenício (também praticada pelos antigos gregos), que são, por vezes (e provavelmente erroneamente) referido como o olho de Horus ou de Osíris.

O projeto do Luzzu, acredita-se que remontam pelo menos aos tempos fenícios. O luzzu sobreviveu porque ele tende a ser um barco robusto e estável, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis​​. Originalmente, o luzzu foi equipado com velas, embora hoje em dia quase todos são motorizados com motores diesel a bordo, sendo o mais comum.


Então encerro com as fotos de Marsaxlokk e as coloridas luzzus. 








Um comentário:

  1. Val... tu já pensou em ser guia turística ou professora de história? Hahahahahaha

    To aprendendo mais, lendo seus posts do que no tempo do colégio!!! hahahahahahah

    Continue nos presenteando com essas maravilhosas fotos!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir