sexta-feira, 28 de junho de 2013

Paris - Do Arco do Triunfo ao Museu D’Orsay em 28 de junho/13

Hoje resolvi fazer meu próprio roteiro destino ao Arco do Triunfo e andanças pelos arredores. Parti, de novo, sob chuvinha e muito frio. É mesmo verão em Paris???

Para acompanhar a foto do Arco do Triunfo um pouquinho de história. Começado em 1806, foi mandado erguer por Napoleão I em homenagem à grande armada. Concluído em 1836, suas dimensões são majestosas: 50 metros de altura e 45 de largura.

O mais famoso, apreciado e bonito é o lado da Champs-Élysées, então minha foto preferida também é sob esse ângulo.



Descendo a Champs-Élysées minha intenção era chegar até a ponte Alexandre III, pouco antes da Place de La Concorde. Eu já havia estado nesta praça ontem, fazendo caminho inverso (vindo do Louvre). 

Encontrei meu banco pelo caminho...



A caminhada é grande mas a  Champs-Élysées é uma atração à parte, com suas lojas e restaurantes nas calçadas. Passou rapidinho até chegar ao Grand Palais e Petit Palais.



Grand Palais

Petit Palais

Lateral Grand Palais


Duvido que haja outra ponte sobre o Sena mais bonita que a Alexandre III. Ela possui ricos detalhes em dourado sobre os pilares e é toda decorada com cupidos e grinaldas de flores. Linda!!!! Essa ponte liga a Champs-Élysées com a Esplanade des Invalides (onde está o Hotel dos Inválidos).







Depois de atravessar a ponte, desci as escadarias para tomar um café às margens do Sena.



Sem subir as escadarias, segui margeando o Sena, passando por debaixo das pontes. Um charme, sem turistas (ou bem poucos), moradores correndo, jardins e alguns containers lanchonetes. Embaixo de uma das pontes auto-falantes com música. Não acreditei!






Subi quando cheguei no Museu D’Orsay. Confesso que fiquei em dúvidas entre entrar ou não. Eu estava sentindo tantas dores nas minhas costas que quando vi a fila para entrar quase dei meia volta. Ainda bem que não desisti! Ouso afirmar que gostei mais do D’Orsay que do Louvre. Entre esculturas, pinturas e até móveis antigos, possui mais de 5.000 obras à exposição. As pinturas são as minhas preferidas e não faltou Van Gogh, Monet, Renoir, Cézanne, isso só pra citar os mais popularmente conhecidos. As obras separadas, ou melhor, classificadas por seus estilos: simbolismo, impressionismo, pós-impressionismo, etc.. Pura história da arte. E é em Paris que reside a maior parte dessa história. Apaixonante!!!!

Uma foto do D’Orsay somente por fora. Por dentro, apesar de muitos não acatarem essa regra: é proibido fotografar! Eu obedeci! 



História (fonte Wikipédia)  O edifício era originalmente uma estação ferroviária, Gare de Orsay, no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d'Orsay. Foi inaugurado em 1898.
Em 1939, deixou de ser o terminal da linha que ligava Paris a Orleães devido ao comprimento reduzido do cais, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de caminhos de ferro; e mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial serviu de centro de correios. A estação foi fechada a 1 de Janeiro de 1973.
Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente de então,François Mitterrand, a 1 de Dezembro de 1986. 

Ao retornar de metrô para o hotel, no meu último dia em Paris, um acontecimento me tirou o humor. Fui multada em 30 Euros porque não tinha a foto no meu passe de transporte. Detalhe: mais caro que o próprio passe. Fiquei indignada, pois quando adquiri o passe não fui alertada sobre uma possível penalização para essa situação. Nem no guichê do metrô, tão pouco no centro de informações do aeroporto, onde me sugeriram a compra desse passe. Aliás, no envelope externo ao passe há um aviso para colocar o nome e a foto mas sem mencionar qualquer obrigatoriedade ou punição. Sinceramente, sendo obrigatório isso deveria estar explicitado! Sendo assim, fica a dica: se vier a Paris traga uma foto sua 3x4 em sua carteira.

Puxa, isso valeria um bom jantar de despedida.

Agora é hora de arrumar as malas e pra encerrar Paris segue umas fotinhos da minha “vizinhança".

Do lado esquerdo do hotel o melhor croissant e baguete DO MUNDO!!!!

Do lado direito do hotel, sob o meu quarto, "A La Ville de Provins", onde janto, acesso a Internet, vi os jogos do Brasil, da Italia, sou amiga da mulher do dono, do garçom e até de alguns fregueses, é o futebol aproximando as pessoas!






E pouco a frente a Gare d'Est. Minha estação de metrô.


Um comentário:

  1. Poxa Val!!! O futebol aproximando as pessoas e você não mostrou aos franceses a camisa da máquina de SC??? Cadê a foto com o manto? hahahahahaha

    Bjão!!!

    ResponderExcluir