domingo, 16 de junho de 2013

Malta - Comino em 15 de Junho/2013

Quando você imagina que viu tudo de mais bonito em Malta.
Quando você pensa que não irá mais se surpreender com nenhuma diferente beleza em Malta.
Quando você supõe já estar totalmente encantada...
Você vai para Comino!!!!

Embora Comino já estivesse no meu roteiro antes mesmo de vir pra Malta, todos por aqui endossavam o que eu havia visto em fotos. Os colegas que já haviam visitado a ilha afirmavam com propriedade “Você precisa ir a Comino. È lindo”. E realmente! Você só consegue ter a dimensão exata da exuberante beleza dessa ilha de Malta quando seus olhos vêem.



Partimos às 09:00 numa “excursão” organizada por uma colega brasileira para um grupo de amigos. Havia opção de irmos pela excursão da escola mas optamos por fazer esse passeio por conta própria. De Paceville até o norte da ilha onde pegaríamos o barco para Comino foram uns 50 minutos de bus lotado, Nada nos tirava o ânimo. Na estação final onde descemos para pegar o barco é possível comprar os tickets para Comino. No nosso caso, não houve necessidade pois já havíamos comprado. De barco foram uns 10 a 15 de barco, pelo incrível azul do mediterrâneo para aportar em Comino.

Deixando a ilha de Malta
Não é nem preciso descer do barco para começar a se encantar. Você está na Blue Lagoon! A beleza do lugar é tamanha que você precisa de um tempo para recuperar o fôlego.

Blue Lagoon


Até onde os barcos aportam a água é cristalina

Depois de algumas fotos e antes do mergulho na Lagoa Azul, decidimos explorar por terra a pequena ilha de apenas 2 km quadrado. De longe avistamos uma torre  e resolvemos caminhar até lá. 

No caminho para torre

Demoramos muito para chegar. A vista estonteante nos fazia parar a todo instante para admirar (e fotografar, claro!) . Boquiabertos repetíamos “Incrível! Como é lindo!”.








Na torre, as informações: Torre de Santa Maria, construída em 1618 para servir de alerta em caso de invasão. Em 2004 foi concluída a restauração do seu interior. Assim sendo, é possível visitar a torre por dentro e também subir no seu “terraço” , onde de lá, se tem a vista da ilha de Malta e de Gozo, além do mediterrâneo.





Retornamos pelo solo árido e rochoso para Blue Lagoon para enfim dar um mergulho nas límpidas águas de Comino. A vista, não canso de repetir, estonteante!
 


Aproveito para comentar que, definitivamente a melhor opção para ir à Comino é contratando os passeios de barco vendidos por agencias de turismo. Os barcos ficam ancorados em locais incrivelmente lindos em águas cristalinas e profundas onde você pode mergulhar e depois confortavelmente desfrutar da beleza do local. Digo isso porque o local “via terra” é tanto quanto dificultoso. Numa terreno rochoso e íngrime turistas se apertam em cadeiras de praia e guarda-sol. Porém.... nada que tire o bom astral de ninguém.

Quem tá de barco mergulha aqui....

Quem tá "via terra"só tem um esforço maior pra mergulhar :)

O mergulho não foi nada fácil. A água é gelaaaaaaaada!!!! Doe a alma e aperta o coração! Há quem diga que depois de um tempo você acostuma  mas pela quantidade de pessoas que estavam na ilha e pela quantidade de pessoas que você na água, pode-se concluir que não estou exagerando. Eu consegui ficar uns 5 minutos.  Reduto dos mergulhadores do mundo somente porque eles usam roupas especiais.... queria ver “no pêlo”, como diz meu irmão!

Mesmo com mais obstáculos, acho que vale a pena, não?????

Não é preciso muita coragem pra enfrentar um mergulho gelado

Claro que foi muito mais que os pés que foram pra água....

A ilha de Comino é bastante visitada mas eu me impressionei com o cuidado que Malta tem em não interferir na natureza. Os malteses não denigrem o ambiente natural para explorar o turismo. Na Blue Laggon há lanchonetes (traillers) somente na área do desembarque dos barcos. Poucos passos adiante você já não as avista e tudo fica como sempre esteve. Pedras, pedregulhos e o mar.

Difícil é querer deixar Comino e voltar. Embarcamos de volta às 16:00 e sem que soubéssemos nosso barco, antes de retornar à Malta contornou a ilha de Comino. Eu ainda estava extasiada com a beleza de Blue Lagoon achando que nada de MAIS bonito Comino poderia nos reservar. Ledo engano! Do outro lado da ilha, falésias impressionantes, cavernas inundadas com o lindo mar do mediterrâneo. O sol complementa esse visual único!









Sem mais ter o que comentar encerro o post de hoje. Precisa mais????

2 comentários:

  1. Não Val... não precisa de mais comentários!

    Olhando de longe já é incrível, imagino a sua sensação aí! Sem palavras...

    Só sei de uma coisa... tá arrumando uma série de papéis de parede né? hahahahaha...

    Bjão!

    ResponderExcluir