domingo, 9 de junho de 2013

Malta - Passeio de Bus em Malta em 07 de Jun/2103

Como sexta foi feriado em Malta, eu e meu amigo brasileiro resolvemos fazer um passeio com o “MaltaSightseeing”  para visitar os melhores pontos de Malta como também fazer a identificação da região e assim posteriormente poder fazer passeios com o ônibus local. Por ser feriado os horários do ônibus de turismo (MaltaSightseeing) estavam alterados então optamos por tomar um ônibus de linha” e seguir até La Valetta. Sem querer foi a melhor decisão tomada. Há estações de ônibus por toda parte, todas com identificação do destino e horário, que funciona! Você compra um ticket por 2,60 euros que vale para o dia inteiro. Tomamos alguns ônibus cheios mas é bem confortável mesmo assim. Em geral, as estações são próximas uma das outras, então pode-se parar , seguir andando e tomar o ônibus novamente adiante. Seguimos de St. Julian destino La Valetta.



Trecho Percorrido

Gostaria de escrever exclusivamente sobre La Valetta mas o passeio inclui várias paradas, que valem a pena ser comentadas e como também voltarei lá em breve, vou dedicar um post para La Valetta depois da próxima ida até lá.

Voltando ao ônibus então, a primeira parada foi em Sliema no calçadão que fica em frente  mar do Mediterrâneo. Vale lembrar que o Sliema, e o seu calçadão, começa na St.Julian’s Bay de frente para o mar aberto. Ali caminhamos por um bom tempo e atravessamos para o outro lado de Sliema que tem outro calçadão numa enseada (Sliema Creek).  Deste ponto, muito próximo se avista La Valetta. Capital de Malta com história e construções desde 1500. Mesmo à distância La Valetta é imponente e impressionante.

Calçadão Sliema Mar Mediterrâneo

Calcadão com vista para Enseada Sliema

Calcadão Sliema com vista para La Valetta

Seguimos caminhando um pouco no calçadão da enseada de Sliema, tomamos novamente o ônibus e paramos  no final da enseada onde paramos para tomar uma água numa praça. Ali muitos barcos de passeio estavam “estacionados”.






Depois de um breve descanso tomamos novamente o ônibus. Não muito distante, já em Floriana avistamos um forte e resolvemos descer. Não havia como entrar no fort mas ao lado estava o “Argotti Garden”, um lindo parque onde mais tarde iria acontecer o GĦANAFEST 2012 Malta Mediterranean Folk Music Festival, trata-se de um festival de música popular maltesa. Ocorre todo ano nessa mesma época. Parecia ser bem interessante, o parque estava bem iluminado, de frente para o palco cadeira para assistir os shows. Eu realmente gostaria de ir mas o festival começaria às 18:00 e provavelmente iria até mais tarde quando já estaria escuro. Não nos sentimos muito seguros. Circulamos um pouco no parque e enfim seguimos de ônibus destino La Valetta.

Entrada de Floriana

Angotti Garden

Espaço para o festival

Vista de cima do parque

La Valetta estava a dois pontos do parque onde estávamos: Muito perto! Poderíamos ter ido andando mas os “turistas” perdidos... Depois de ambientados a dica para ir à La Valetta é pegar qualquer ônibus com esse destino e descer no último ponto, inclusive ali todo mundo tem que realmente descer. Então não tem erro, entra no ônibus e espera alguém mandar tu sair do bus. Também  não tem erro saber para onde ir quando você desce do ônibus, basta seguir o “fluxo” para a entrada da cidade. Imagino que deva ter outros acesso (óbvio)  mas esse é que estava “na cara”. Essa entrada está em obras então você segue nesse corredor entre madeira de compensado e quando sai já é surpreendido com a “avenida de edifícios” antigos, ou melhor,  BEM ANTIGOS! La Valetta começou a ser construída no século XV. 



Não vou falar muito sobre a historia ou sobre os detalhes de La Valetta porque essa cidade merece ser melhor desbravada e então comentarei em breve sobre. De forma resumida, caminhamos pelas ruas de La Valetta por bastante tempo. Sem mapa, conseguimos nos perder.  As ruas parecem todas iguais e quando você olha no final de qualquer rua avisa o azul do mar (a cidade é “uma ponta”). Se você não prestar atenção na direção que está é muito fácil se confundir.





Depois de muita caminhada e sobe/desce de ladeira voltamos para Paceville extasiados com tanta beleza e por estar num lugar com tanta história a cada passo dado. Com uma foto do Grand Haurbour encerro os comentários da primeira aventura de ônibus em Malta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário