sexta-feira, 7 de junho de 2013

Malta - Caminhando em Paceville, St.Julian, Sliema em 05 de Junho/2013

Enquanto alguns alunos da escola vão à praia ou no clube da escola saí sozinha sem destino (mas com mapa) para buscar novos visuais. Meu amigo brasileiro havia comentado sobre uma baía muito próxima de Paceville, explicando +ou- o caminho. Com meu mapa na mão saí desbravando a região. Como tenho ótimo senso de direção busquei uma nova alternativa para chegar ao destino esperado. Lógico que me perdi! Subi uma ladeira enorme, que valeu pelo visual, rua pra cá rua pra lá e caí uma mega avenida muito movimentada. Andei um pouco mais e definitivamente EU ESTAVA PERDIDA!. Mesmo com o mapa em mãos, eu não sabia mais voltar pelo mesmo caminho que tinha me levado até ali muito menos voltar pra casa, pra escola. De que adianta mapa se as ruas não tem a identificação com o nome??? Parênteses: Ainda não entendi qual o conceito de cidade aqui em Malta, onde termina uma cidade e começa outra. Será que tem prefeito a cada 5 ou 6 kilometros? Vou questionar meu professor maltês e dedicar um post ao assunto. Merece!  Voltando ao tema “estudante perdida em St.Julian” resolvi tentar fazer o caminho de volta seguindo meu senso de direção. Desta vez deu certo e consegui retornar ao um ponto pertíssimo de casa, numa região já conhecida. Brasileiro não desiste nunca, muito menos eu! 

Ladeira Abaixo


Ladeira Acima

Acho que também estou perdido....



Voltei pra “caça à baía”.  Caminho uns 400 metros e já avisto a tão procurada. Chamada e “mapeada” de Spinola Bay, dentro da grande baía de St. Julian (St.Julian’s Bay). Simples assim!!!! A menos de 1 kilometro da minha humilde residência!  Ps.: A baía avistada da minha janela a poucos metros da minha casa é a St. George´s Bay.


O primeiro visual que se tem da St. Julian’s Bay é de encher os olhos: na parte mais alta, à esquerda, estão vários restaurantes (em sua maioria italiano), com jardineiras bem floridas e coloridas. Na água (azul como só aqui é) os barcos coloridos. Ao entorno as construções antigas e “bege” dão ao visual um encantamento único e próprio. Ao lado direito um calçadão que contorna toda a baía.



Caminhe calmante, pare, sente, contemple, curta! Exatamente assim segui pelo calçadão da St.Julian’s Bay até Sliema . Antes de seguir, uma parada na igreja Our Lady of Mount Carmel para agradecer a vida. Me desculpem a minha falta de conhecimento religioso mas não sei se trata de alguma santa conhecida, só li o nome da igreja em inglês : (



Vindo de St. Julian você é recepcionado em Sliema por uma praça florida e a Balluta Bay com “pano de fundo”. Encantador!!! Balluta Bay também pertence a grande St. Julian’s Bay. Esta parte da cidade de Sliema está bem acima do nível do mar e se pode optar por caminhar no calçadão que está na parte de cima ou num estreito calçadão que fica próximo ao mar (nível do mar).  Nem preciso dizer qual foi a minha opção... Mediterrâneo mais perto de mim possível!!! 



Além de não tirar os olhos daquele mar azul fui observando com curiosidade os banhistas e como eles entram no mar para banhar-se. Não há areia, há somente rochas então os branquelos e branquelas ficam deitados na rocha quente sobre suas toalhas de praia. Cravadas nas rochas escadas (como as de piscina) para que os seres mais corajosos possam entrar para tomar banho de mar. Digo “corajosos” porque “provei” a temperatura da água e estava bem gelada, pelo menos para o nosso padrão brasileiro. 




Sliema não tem aquele visual contrastante e charmoso do bege (das antigas construções) com o azul intenso do mar. Nesta parte da cidade possui construções mais modernas mas nada que chegue a ser espetaculosamente moderno. A orla é composta de edifícios residências, como belas sacadas (eu queria!!!!) e comércios. Em Sliema está o The Point Shopping Mall, o maior shopping de Malta segundo informações. Não fui! Caminhei em Sliema até que terminou e calçadão da parte de baixo. Ainda havia mais para caminhar mas eu estava cansada e já era tarde (saí pra caminhar somente às 16:00, depois da aula).

Não sei precisar qual a distância entre Paceville e Sliema  mas voltei “caminhando em velocidade rápida” e gastei 35 minutos para retornar.
Ps.: pesquisando posteriormente no Google Maps são 2,6 km apenas



Neste dia, saí apenas em busca de um novo visual e me deparei com uma paisagem única, uma beleza que une natureza, história, simpatia e energia. Foi apenas meu primeiro passeio mas já sei que Malta é assim: puro encantamento.




3 comentários:

  1. É impressão minha ou quase todos os nomes de lugares aí terminam com Bay? hehehe

    Cadê as fotos de você com os lugares de fundo? Cadê as fotos com o manto tricolor? hahahaha

    Muito show isso Val! Lugar sensacional...
    E o ritmo da cidade/país como é? Mais tranquila ou um pouco mais agitada?

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga to amando teus posts.. parece que to contigo ai... mas na verdade estou rss. Bjs e se cuida sua sapeca e peralta...rss

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrão, Bay significa baía. Cada baía tem um nome diferente. Aqui são muitas: George's Bay, St. Julian's Bay, St. Paul's Bay e assim vai...

    ResponderExcluir