segunda-feira, 24 de junho de 2013

Anotações sobre Malta

Do tempo que passei em Malta observei muitas coisas interessantes, algumas previstas outras surpreendentes. Em resumo, Malta é um país que recomendo a quem gosta de história, Malta tem uma história milenar. Quem gosta de lindas paisagens, recomendo também!

Andei de norte a sul, leste a oeste em 3 semanas, faltou muito pra ver mas também vi o suficiente para poder comentar alguns pontos interessantes:

As construções cor de mel, bege ou amarelinhas com queira, e o mar azul intenso formam um cenário único, capaz de surpreender e encantar do primeiro ao último dia.

Tudo é história. A qualquer canto é possível esbarrar com construções de mais de séculos.

Torres antiguíssimas, usadas para observar navios invasores, se encontra em toda parte da ilha. São inúmeras!

Pouquíssimas praias possuem areia. A maioria delas é de formação rochosa mas isso não impede ninguém de aproveitar um belo dia de sol, Seja  pendurado nos pedregulhos ou “estarrado” sobre lajes de pedra. Muito interessante!

Trânsito:

A mão inglesa deixa a gente meio confuso ao atravessar as ruas. Passei por alguns “sustos” nesses dias. Também é engraçado quando você olha pra dentro do carro e vê, sentando no lugar do motorista, uma criança, uma pessoa distraidamente olhando pra fora do carro ou até mesmo um cachorro... demora algumas frações de segundo pra você lembrar que o motorista ta sentado “do outro lado”. Muito engraçado!

Os motoristas de ônibus são maluuuuucos!!! Andam “num pau” e freiam bruscamente a todo momento. Isso incluí os motoristas de taxis também. Dentro do ônibus ou taxi você fica “chacoalhando” pra frente e pra trás todo trajeto. As motoristas de ônibus mulheres são as melhores! Pelo menos aqui a mulher é mais boléia!!! Sabem acelerar e usar o freio na medida certa. Orgulho!!!!

Comes e Bebes

Contradizendo o que minha nutricionista comentou “Que legal! A dieta mediterrânea é muito saudável. Você vai se alimentar muito bem em Malta!”, comi muito sanduíches e massas! O primeiro por conta do tempo, sempre que queria fazer um passeio acabava “matando” um lanche para ganhar tempo. A grande maioria dos restaurantes tem um rico cardápio de massas, influencia italiana na ilha. Como eu amo macarroni... ficava difícil resistir as deliciosas opções. A vantagem é que toda caloria ingerida é gasta, gastei tantas calorias quanto a sola da minha havaiana.

Provei, claro! O tradicional coelho. E atum fresco, que delícia! Batata frita, nem pensar!!!! Aca! Sempre molhada no azeite. Não sou “carnívora” mas confesso que senti muita vontade de comer carne. As carnes que comi em Malta são salgadas somente no preço, o resto é totalmente insosso. Sem gosto, sem sabor. Aliás, falta sal em todos os pratos, até mesmo as massas não são salgadas, e olha que eu sou acostumada a comida “bem pra trás de sal”, como diz a minha mãe.

A cerveja local é a Cisk, não sei dizer se o gosto é bom ou ruim porque cerveja quente é sempre ruim! E em Malta, cerveja gelada é uma raridade. Deu pra contar no dedo as vezes que tomei alguma cerveja gelada. Chopp às vezes dá certo de ser gelado. O refrigerante, que só provei no vôo de volta, é o Kinnie. Eu que já não sou muito fã de refrigerante achei horrível!!!!! Eu tinha um amigo que tomava Kinnie todo dia porque adorava, ele que me perdoe mas é beeeem ruim!

Muitos restaurantes só abrem para o jantar e em Paceville, St.Julians e Sliema havia muitas boas (aparentemente falando) mas eu não tinha muito pique pra enfrentar o jantar depois de um dia inteiro de correria.


Idiomas e estrangeiros

O idioma oficial é o maltês, que tem a influência de vários idiomas, principalmente italiano e árabe. Realmente não se entende nada do que eles falam entre eles. Mas TODOS falam inglês, desde o mais simples até o mais “evoluído”.

São muitas escolas de inglês na região de St.Julians então você ouve italiano, inglês, alemão, francês, russo, árabe, numa simples caminhada de 500 metros. No verão (não sei se em outras estações também) Malta é invadida por turistas, principalmente europeus. É fácil encontrar um(a) branquelo(a) torrados do sol.

Na escola era bem fácil encontrar estrangeiro com mal odor. E olha que estou amenizando bem! Passei mal bocados em algumas aulas. Um bom exemplo é de um russo que usou a mesma roupa por 3 semanas seguida. TODOS OS DIAS!!!!!  Não é mentira!!! Eu evitava sentar ao lado dele mas quando ele se mexia... aca!!!

Produtos

Não pesquisei a respeito mas é bem provável que Malta produza quase nada. No supermercado todos os produtos são importados de todas as partes da Europa. Eu, que adoro supermercado, tinha vontade de comprar tudo!

Água X Cabelos

Não há rios em Malta, ou seja, não tem água doce em nenhuma parte desse país. A água extraída do solo é salobra. Não tinha nenhuma possibilidade, nem com cremes, de meu cabelo ficar macio.

Clima

Na primeira semana de junho estava frio, mesmo com sol o vento gelado nos obrigava a usar roupas quentes. A partir da segunda semana, quando já não ventava, o calor tava demais. Facilmente batia os 35ºC. Com sol das 06 da manhã às 09 da noite tava meio difícil aguentar. Segundo informações, quem estiver em Malta em Julho sentirá saudades do calor de junho.

Amigos

Incontáveis novos amigos: amigos brasileiros, amigos da escola, amigos estrangeiros. Não tem como não formar uma turminha de brasileiros, são muitos na escola e acabamos formando uma “patota”. Nossa turma sempre contava com estrangeiros “itinerantes”. Todos simpatizam muito com os brasileiros e acabam se juntando a nós. Os turcos são parecidos com os brasileiros, no que diz respeito a fazer amizades. Fizemos muitos amigos turcos. Libaneses também são bastante amigáveis. De modo geral, é muito fácil fazer amigos numa ambiente como o da escola. A maioria dos estudantes vem sozinhos então estão abertos aos relacionamentos interpessoais. Foi uma maravilhosa e agradável experiência esse intercâmbio em Malta.




Acho que é isso!!! Ainda quero escrever exclusivamente sobre o passeio em La Valetta e Rabat (St.Paul’s catacombs) mas não sei quando terei tempo, talvez só quando eu voltar. A viagem segue. Próximos posts: Paris!!! Uauuuuu!!!

Um comentário:

  1. Boa viajem Val! E não esquece... foto na torre Eiffel com camisa do JEC hein! Aliás, se puder, tira uma foto com ela em todos os lugares famosos que você for! hahahahah

    Bjão!!!

    ResponderExcluir