domingo, 9 de junho de 2013

Malta - Passeio na Ilha de Gozo em 08 de Jun/2013

Sábado reservado ao passeio para ilha de Gozo. Comprei o tour com a escola pois é um pouco trabalhoso fazer esse passeio independente. Daqui onde moro, Paceville, até o Ferry que leva a ilha de Gozo são quase 30 km e Gozo fica a 6 km separada da ilha de Malta. Vale comentar que Malta, o país, é um arquipélago, apenas  3 ilhas habitadas: Malta(onde estou), Gozo, Comino (visitarei Comino no próximo fim de semana) .  Cedinho saímos e nos 28 km que seguem até o Ferry, passamos por várias baías, todas com lindíssimas (e custíssimas) praias. Há muitos resorts nessa região de Malta, aliás acho que estou falando besteira, há vários resorts por toda Malta. A diferença entre a parte norte da ilha de Malta pra parte central é que o centro de Malta é mais habitado. Já na parte Norte, há maior concentração em torno da baía e nada mais ao redor. Pelo menos esse foi como eu percebi. Por ser menos povoado, percebe-se bem a aridez da região. Aqui na área central, que é mais habitado, você acaba não lembrando muito disso.

O ferry da travessia da ilha de Malta pra ilha de Gozo leva carros num compartimento especial para carros, em andares inferiores e as pessoas “soltas” ficam distribuídas em 2 andares (eu acho).  O ferry é um navio bem grande e cabem muitas pessoas. Tem até lanchonete. A travessia dura uns 20 minutos. As estações de partida e chegada tem estrutura de um...como vou explicar... parece um aeroporto.
No Ferry indo pra Gozo

Encontramos o outro ferry no meio do "caminho"

Da estação do Gozo partimos para Azure Window, ou “Janela Azul”. No caminho paisagens impressionantes. Você volta centenas de anos no tempo. Vou precisar de muitas fotos pois só com palavras vai ser difícil descrever tal cenário.






E quando chagamos na Azure Window, você esquece o tempo, não quer saber em que época você vive, você volta seu pensamento para o que você é perto da magnitude do universo.



Você contempla a janela azul de longe e depois de perto...



Para chegar bem pertinho da Azure Window, através de uma pequena lagoa, tomamos um barquinho e através de uma "caverna" atravessamos o paredão de pedra para acessar o oceano e contemplar toda beleza daquele lugar. Entremos em outras cavernas também. Sem palavras para esse lugar.

Lagoa e a caverna para atravessar o paredão gigante de pedra

Um barquinho indo....

Nosso barquinho na entrada da caverna esperando o outro terminar a travessia.
Pelo menos há uma luz no final do túnel!!!

Navegando pelo oceano

De dentro de uma caverna

Gozo tem 67 km2 de extensão, precisei colar essa informação do Google por observei que para ir de leste a sul passamos duas vezes por Victoria (capital de Gozo) e a viagem foi relativamente rápida. Detalhe: Victoria está bem no centro de Gozo. Concluo que facilmente se consegue visitar toda a ilha. Acho que não preciso mais comentar sobre a secularidade de toda Malta, na parada em Victoria um passeio a pé pelas ruas e igrejas da capital.

Pelas ruelas de Victoria, um labirinto
Eu e Corrado, meu amigo italiano que come polenta também

 

Igreja de St. Georgio por fora e por dentro




Ao sul, visitamos Xlendi Bay, uma baía de água transparente. Não à toa tinha muitos mergulhadores nessa praia. Tava bem movimentada pois há vários restaurantes na pequena orla. A baía está entre duas montanhas que de um lado apartamentos e noutro, quase intocado pela mão do Homem, antigas escadarias que pudemos subir para  margear a baia até uma chegar numa pequena caverna onde mais mergulhadores estavam próximos. A transparência da água nesse local é impressionante.






Há muito mais para ver em Gozo, tantas outras praias, tantas outras ruelas. Vou pesquisar sobre as linhas de ônibus no local para poder voltar, com certeza!

2 comentários:

  1. Val... simplesmente FANTÁSTICO!
    Que lugar lindo e impressionante... até parece cenário de filme. Se bem que nem duvido que já não tenham utilizado essas paisagens para isso.

    Com essa cor de mar, é compreensível que as construções tenham essa cor de areia, meio bege... Dessa forma, as pessoas podem "focar" totalmente nas belezas naturais, nesse mar divino!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Val!
    Estou cada vez mais encantada com esse lugar!! MARAVILHOSO!!
    Sua narrativa nos leva a viajar junto...Estou adorando essa aventura!! Beijos com saudades

    ResponderExcluir