terça-feira, 25 de junho de 2013

Paris – Da Torre Eiffel até Saint-German-Des-Prés em 24 de junho/13

Primeiro dia em Paris. É amor a primeira vista.

Segui exatamente um roteiro da reportagem “Paris passo a passo” da revista Viaje Mais carinhosamente indicado por minha super amiga Ana. A reportagem traz 5 diferentes roteiros para descobrir Paris à pé. Além dos roteiros incluírem todas as atrações que já estavam no meu plano inicial, me atraiu muito a idéia de poder andar por lugares onde somente os parisienses vão.

Insegura por haver me perdido na chegada, tomei o ônibus destino Trocadero, ponto mais próprio da Torre Eiffel, onde iniciava meu roteiro de 7 km a pé. Só o passeio de ônibus já é uma atração.

Passando pelo Arco do Triunfo de ônibus:



Ao descer do ônibus e atravessar a rua e passando pelo Palais de Chaillot


De de longe (não muito) já se avista a Torre. Não sei explicar porque mas quando olhei pra Torre Eiffel fiquei muito emocionada, um misto de encantamento com “eu estou aqui!!!”. Fiquei sentada admirando-a um tempo até que resolvi ir até ela.

Antes de atravessar o Sena mais uma parada para contemplar a torre do outro lado do rio.



Eu não havia conseguido agendar antecipadamente a subida à torre e tão pouso estava empolgada para enfrentar o gigantesca fila para adquirir o ingresso na hora porém quando estava saindo de baixo da torre avistei o guichê para subir pelas escadas. A fila de meia dúzia de pessoas, altamente compressível, me fez não ter dúvidas: Bora enfrentar a escadaria!!!


Foi relativamente cansativo mas valeu a pena. Lá de cima uma linda vista do Champs de Mars (Campo de Março)  onde ao final está a École Mitilaire (Escola Militar). Na parte de trás se avista o rio Sena. Imponente!

Champs de Mars


Rio Sena

Se subiu tem que descer mas rapidinho eu já estava no Champs de Mars admirando a torre por outro ângulo.

Friiiiiioooo!!!!


No final do Champs de Mars, antes da escola militar está o Le Mur de La Paix (muro da Paz) onde o muro e as paredes de vidro contém inscrições da palavra PAZ em diversos idiomas.

Ao fundo a Escola Militar
Escola Militar

Dali fui para o Hotel National des Invalides (Palácio dos Inválidos) atraída para ver a cúpula dourada que guarda o túmulo de Napoleão.

Hotel National des Invalides

Informação:  Foi Luís XIV que decidiu mandar construir o Hotel em 1670, com a ideia de criar um hospício para os soldados inválidos dos seus exércitos. Em finais do século XVII, o estabelecimento acolhia mais de 3000 pensionistas.
Dentro do uma rica coleção de armas e armaduras antigas cobrindo o período do século XIII ao XVII, pequenos modelos de artilharia ou ainda um conjunto excepcional de peças relativas a Napoleão I e aos Marechais do Império.

Dentro do hôtel ao fundo a cúpula dourada da Dôme



Peças das exposições:

 

Fotos de dentro da igreja St. Louis-des-Invalides








E dentro da Dôme des Invalides

Túmulo de Napoleão Bonaparte

Outras tumbas

Fiz toda vista auto-guiada, foi ótimo! Pude ouvir todos os detalhe das exposições.

O que eu mais esperava, estava lá! O túmulo de Napoleão Bonaparte.
Meu amigo Napa!!!

Fiquei umas duas horas no museu mas daria pra passar o dia.  Infelizmente tinha mais chão parisiense pela frente. De lá fui pro museu de Rodin, infelizmente não pude ver “O pensador”, segunda-feira o museu não abre (deveria ter atentado pra esse detalhe).

Consegui uma fotinho por entre as grades do muro
E de do Museu até chegar em Saint-German-Des-Prés foram várias paradas, algumas indicadas pela revista e outras por minha conta. 

Tava fechada

Pelas ruas

Achei o máximo o estacionamento de bicicletas

O roteiro da revista é perfeito, descrevendo o endereço e os que você observa aos arredores. Deu tudo muito certo!!!!

Parque dicado pela revista. Jamais acharia, no meio de casas um portão dá acesso ao parque!

Parada da Le Bon Marche - Chique demais. Fiquei "bagreando" para conseguir 15 minutos de Internet :) A reportagem garantia "que qualquer bolso" pode entrar. Pra ver!

 


Parada num mercado pariesiense... uauuuuu!!! Queria comprar e comer tudo. Comprei uma água!





Hotel Lutetia - o mais antigo de Paris. Ao lado desse hotel está uma loja da Hermés que foi construída na antiga área da piscina desse hotel. Tudo reformado mas o piso da loja ainda o mesmo da piscina. Fascinante!
Hotel Lutetia


Interior da Hermes

Também fiz uma parada na Capela de la Médaille Miraculeuse (medalhinha milagrosa). Não tenho fotos, só rezei.

Quando você chega em Saint-German, de cara já vê os dois famosos cafés do bairro, Lês Deux Magos e Café de Flore. Esses cafés seguem juntando turistas e moradores décadas depois do seu auge: A segunda Guerra Mundial, quando era o ponto de encontro de pensadores, artistas e escritores, até meu amigo Picasso frequentava esses cafés.


Cafe de Flore

Bem perto do café está a Igreja Saint-German-Des-Prés, a mais antiga de Paris. Há várias capelas no interior da igreja, alguns em homenagens a santos e outros onde há túmulos de cleros da igreja. Bem interessante!

 


Da igreja diretamente para o cruzamento Carrefour d’Odéon onde a opção de bares e cafés, cinemas e restaurantes é enorme. São todos irresistíveis! A reportagem da revista comenta sobre várias opções (todas ótimas!) mas a minha escolhida foi o “Le Procope” , um restaurante fundado, acredite, em 1686 e na ativa desde então. Por suas mesas já passaram personalidades como Molière, Diderot, Voltaire e Benjamin Flanklin, homenageados nos nomes que foram dados às salas que integram a construção.  Me encantei e ali decidi tomar uma taça de vinho.

Le Procope por fora
Nessa "passagem" vários cafés

Um dos salões do Le Procope

Depois de 10 horas andando, lanchinhos pela rua e uma taça de vinho, lindamente peguei meu metrô e voltei para o hotel para meu merecido descanso. Amanhã tem mais!!!!

2 comentários:

  1. O que dizer disso tudo? Simplesmente fantástico! Deve ser muito legal tudo isso... Mas um dia eu chego lá! hahahahah

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Então estás cercada pelos amigos Napa e Picasso?!! hahaha
    Empolgante essa atmosfera do passado!! Vive La France!!
    Beijos amigaaaa!!!

    ResponderExcluir