quinta-feira, 27 de junho de 2013

Paris - Do Moulin Rouge a Sacré-Coeur em 26 de junho/2013

A aventura de hoje começou com a desativação da linha de metro que eu pegaria para a estação Blanche. Por sorte outros passageiros também tinham a mesma intenção então contamos com a ajuda de um simpático francês para o acesso a linha 2. Depois de mais 2 metrôs enfim desci na estação Blanche onde à minha direita já estava o famoso cabaré Moulin Rouge, fundado em 1889 e ainda em atividade, sua fachada com um moinho é conhecida mundialmente.



Pernas pra que te quero porque hoje é dia de ladeira acima no Montmartre. No caminho, várias paradas para apreciar as dicas do meu roteiro.



O antigo moinho Le Moulin de La Galette.



A Place Marcel Aymé, com a escultura inusitada de um homem atravessando um muro de pedras.



Place Dalida, com o busto da atriz e cantora Dalida (1933-1987)  que era uma residente do bairro.



Clos Montmartre, plantação de 1933 e um dos mais antigos vinhedos de Paris.



Cabaré Le Lapin Agile, que no passado tinha a péssima reputação de “ponto de encontro de ladrões”. Com o passar dos anos, o local transformou-se em templo de artistas, escritores e pintores, frequentado por Apolinaire, Marcel Proust, Renoir, Modigliani e Picasso. Senti vontade de voltar no tempo....




Já havia subido bastante pelas ruas do bairro quando parei no Museu de Montmartre – Jardins de Renoir. O museu foi criado em 1960 num antigo hotel onde viveram vários artistas, como o próprio Renoir. Ao entrar na porta do museu um lindo e tranqüilo jardim à sua espera. O museu além de obras de arte apresenta a história e memória das personalidades Montmartre. Fiquei encantada com as fotos antigas dos mesmos locais que eu já havia passado na minha subida. Fiz uma viagem no tempo mais uma vez.






Depois do museu ainda tinha mais uma grande subida até chegar a Sacré-Coeur. Todo a dificuldade desaparece quando você observa os detalhes desse bairro.



De repente você vira uma esquina e está a poucos metros da basílica que é  uma das mais visitadas de Paris. Nesse pequeno trecho, várias lojinhas de souvenirs , artistas de rua e turistas posando como modelos para ter seu rosto transforma-se em obra de arte.




Da frente da Sacré-Couer se tem uma linda vista de Paris. Nem acreditei que subi quase tudo a pé.  Obs.: Também há a opção de subir de funicular.



Fiz uma visita ao interior da igreja, fiz meus agradecimentos mas não quis enfrentar a escadaria para subir na torre. Essa aventura é só para os fortes e hoje estou deveras prejudicada.




Saindo da Sacré-Creur fui para a Place Du Teatre, onde fiquei zanzando. A praça é bem pequena, no centro da praça os cafés do entorno dispõe de mesas, ao redor, obras , artistas e turistas.





De novo, não resisti aos cafés e parei pro meu almoço francês com uma taça de vinho. Se eu tivesse um monte de dinheiro e um estômago bem grande, iria fazer turismo nos cafés de Paris! Amo!

Entrada: Foie Gras (sugerido pela minha prima linda) e pãozinho. Na cestinha: pão francês!!!!!!! 



Perto da praça, está o espaço Montmartre-Dalí, o espaço abriga a única exposição permanente na França e inteiramente dedicada ao mestre. Me perdoem mas não entrei.



Daqui, completamente entregue ao cansaço, comecei o zigue-zague de volta (se subiu tem que descer!) . Mas antes de voltar ainda fiquei procurando o “Le Mur des J’aime” (Muro dos Eu te Amo). No muro está inscritas mais de 1.500 declarações de amor em diversas línguas, são 311 “eu te amo”. No topo do muro de 612 peças de azulejos, um pintura com a frase “Se amar é uma desordem, então, amemos...”.


Achei em português nem no alto



A foto que prova que eu estava lá!!!



Com o coração cheio de amor, as costas doendo e os pés em frangalhos, voltei pro hotel feliz.

Ah! A noite no café ao lado do hotel, onde sou freqüentadora quase que assídua, os franceses moradores da região estavam assistindo a semi-final da Copa das Confederações, Brasil X Uruguai. Vibraram mais com os gols do Brasil que muitos brasileiros. Achei o máximo! Merci!!!!




Um comentário:

  1. alors aimons!!! adoreiii... e a Place du Teatre, deve ser um infinito de coisas interessantes!! Faz um escalda pés aí!!! hehehe...
    bisous et bon voyage!!

    ResponderExcluir