quarta-feira, 5 de junho de 2013

Malta - A primeira impressão....St. Julians(Malta) em 02 de junho/2013

Acho interessante registrar a primeira impressão de quando “se coloca os pés” num local novo. Passados alguns dias, tudo pode mudar. Inclusive, o “olhar” paras as fotos tiradas nos primeiros dias se transforma, fica diferente, o sentimento desaparece totalmente. Para poder dividir com meus amigos e para poder recordar com precisão como vi Malta pela primeira vez é que escrevo um post especialmente para esse momento.

Voar pelo Mediterrâneo já é algo de deixar o queixo caído, olhar Malta do avião então, é indescritível. Conforme o avião se aproximava era possível ver os detalhes das construções. Me causou bastante espanto quando vi que tudo era bege. Totalmente muçulmano, parecia a Síria, Líbia... não que eu já tenha visitado esses países mas eu acredito que assim são.



Em terra, depois de ser recepcionada pela equipe da EC Malta, algo mais me chamou atenção: Malta utiliza mão inglesa. Eu lembraria se tivesse lido a esse respeito e “ignorantemente” desconhecia esta particularidade da ilha. É meio assustador ver o motorista sentado no lugar do passageiro e é esse cara que está conduzindo o veículo que você está. Mais assustador é pensar, a todo instante, que estamos na pista contrária, virá outro carro e iremos bater bem de frente. Não me senti confortável até sair de dentro do carro.



Depois de distribuir cada aluno em sua acomodação, chegou a minha vez. Eu e a única francesa da Van ficamos no Aurora Apartments. O prédio está localizado em uma estreita rua calçada e em toda sua extensão: bares. Bares! Não restaurantes! Passava um pouco das 13:00 horas e a rua já estava toda “montada” , como se estivesse esperando muito movimento.



No folder da acomodação, recebida no Brasil, estava descrito que seríamos recepcionados pelo gerente responsável pela acomodação, que nos daria toda explicação sobre utilização e regras do local. Recebido no aeroporto, eu só tinha um envelope com um cartão e uma chave. O motorista da van nos “largou” na frente do prédio e bye! Assim que entrei no edifício olhei pra fora e ele já tinha sumido. Na minha imaginação, criada através de fotos, e até pelo que havia contratado, seria uma espécie de apartamentos para estudantes com cozinha compartilhada e quartos individuais. Fiquei surpresa pois não haviam os estudantes por nenhuma parte. Era um prédio comum, numa rua qualquer e só. Meu apartamento é uma kitinete. Não chega a ser desconfortável mas tem uma aparência meio desleixada. Lâmpadas queimadas, cortina “desgranhada”, cozinha minimamente equipada: alguns pratos, copos e talheres mas somente 1 panela grandona, detergente ou esponja nem pensar. Sem contar que não havia 1 única folhinha de papel higiênico. Totalmente diferente do que eu imaginava. Entendo que é um apartamento mas eu vim a Malta com a certeza que aqui estaria sob os cuidados da escola. Estava eu num apartamento sozinha, totalmente sem qualquer tipo de recepção e tendo que sair pelas ruas para, pelo menos papel higiênico comprar. Eu estava um pouco decepcionada mas o “extra” era que eu não precisaria dividir cozinha muito menos banheiro. Achei isso o máximo e o “extra plus” seria ao abrir a janela e observar a vista: eu poderia olhar pro Mediterrâneo a hora que eu quisesse. A imagem fala por si só.



Mesmo cansada, larguei tudo e fui observar “de perto” a baia que eu tinha visto da janela e tentar achar um supermercado aberto. O rápido passeio foi tenso, eu estava com certo receio de me perder. Costumo ter ótimo senso de direção mas achei a região meio fácil pra se perder, ruelas, escadarias, curvinha, tudo meio amontoado. Enfim, não me perdi, pude observar a linda baia, comer, comprar alguns itens de sobrevivência. Me preocupei com a temperatura, vim preparada para verão, sol, calor... a temperatura era a que eu estava acompanhando pela internet mas o vento gelado já me fez concluir “algumas roupas deixadas no Brasil iriam me fazer falta!!!” Cansada e feliz voltei rápido para “casa", cai na cama e no mesmo instante dormi desmaiada antes das 4 da tarde. Acordei com muito barulho ( eu havia deixado a janela aberta) , corri para a janela e isso: minha rua estava invadida, muiiiita galera!!!! Pode não ser o melhor lugar pra muita gente mas eu.... “tô em casa”.



Fechei a janela, o som dentro do apartamento não incomodou, zapeie na TV e Boa noite. Amanhã é dia de estudar!!!!!

2 comentários:

  1. meu, como as construções parecem de areia né?? muito lindo... e conseguiu papel higiênico ou teve que pegar guardanapos de um dos bares? huahauha... e no mercado, os rótulos são em inglês? ai que curiosidade!! queria desbravar essas ruelas junto contigo : )
    beijos amor e se cuida, vou te seguindo por aqui!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Sim! Acho que não ficou claro no texto mas consegui papel higiênico SIM!!! Aqui em St.Julian tem rótulos e produtos de todas as nacionalidades possíveis. Ainda quero conhecer melhor outras partes de Malata para poder falar com mais propriedade aí então abrir um post para esses detalhes. Ótima Sugestão!

    ResponderExcluir