quinta-feira, 27 de junho de 2013

Paris - Museu do Louvre em 27 de Junho/13

O dia começou com uma chuva fininha em Paris, então antes de iniciar meu roteiro decidi ir até a estação de Port Maillot conferir uma das opções de trajeto pro meu voo de partida. Circulei um pouco nos arredores procurando um pãozinho e cafezinho na esperança de que chuva cessasse. Sem sucesso, resolvi dedicar o dia ao Museu do Louvre, que estaria no meu roteiro de amanhã.

Peço desculpas aos meninos mas preciso abrir um parênteses para as obras de arte que esbarrei no metrô dessa linha pra Port Maillot. Era a maior concentração de francês bonito por metro quadrado em Paris. Discretamente, consegui a foto de dois desses “exemplares”.

                   


Ainda em estado de felicidade, cheguei na estação do Louvre e sem sair da estação você já se depara com a fila pra entrada no museu. Levou pouco mais de 15 minutos e eu já estava comprando meu ingresso.  

De dentro do Louvre, a pirâmide vista de uma ângulo diferente.



Milhares de pessoas, de 8 a 80, estavam circulando pelo Louvre. Nunca vi tanta gente na minha vida.

O Louvre é GI-GAN-TES-CO, são obras que não acabam mais. Cada sala já é uma obra por si só. Acho que vai ser difícil eu comentar tudo que vi no Louvre, afinal, passei quase o dia inteiro. Vale destacar as obras de maior concorrência:

La Gioconda de Leonardo da Vinci – símbolo do museu e famosa Monalisa. A quantidade de gente ao redor deste quadro é impressionante. Não pude deixar de me acotovelar e conseguir meu registro também.


Ela fica protegida por um vidro


Afrodite, conhecida como A Vênus de Milo, em popularidade no Louvre só perde pra Monalisa.



Acotovelamentos também em “Psique reanimada pelo beijo do amor, A. Canova”.



Vitória de Samotrácia



Além dessas obras super “popularidades” que é uma emoção poder estar vendo de perto, tantas outras mereceriam destaque mas vai ser complicado comentar tudo. Selecionei apenas algumas como “tira gosto”. Pra sentir o Louvre só vindo até  Paris!

Pra admirar as obras e a sala

Esse quadrão "Sagração do Imperador Napoleão"
é o segundo maior quadro do Louvre (não recordo qual o tamanho)

Não lembro o nome desse quadro mas causou escândalo porque
foi a primeira obra que retratou o nú que não fosse de  uma deusa

"As bodas de Caná" é o maior quadro do Louvre
e mesmo assim as pessoas estavam preocupados com a Monalisa,
que fica na mesma sala

Difícil dizer o que era pra ser apreciado: obra ou sala.

Coroas


Mais uma sala para apreciar

 


olha a Múmia!!!!







Esse é o Louvre Medieval, onde um dia dia foi uma fortaleza e um castelo. 

Primeira foto é da estrutura original, exposta no subsolo do museu e logo abaixo a maquete.





Saindo do Louvre, já com sol, pude admirar a estupenda construção e as pirâmides.





E para provar minha presença....



Para o meu mal ou meu bem, como queiram, tenho um guia de Paris. Esse guia apresenta, separado por roteiro, todas as atrações da cidade. Então juntei todas as energias (que já estavam por um fio) e saí desbravando o que era interessante próximo ao Louvre.

Arco do Carrousel : construído em 1800 e poquinho para celebrar as vitórias de Napoleão em 1805. Fica na entrada do Louvre (pelas pirâmides).


Os Jardins das Tuileries, estende-se por cerca de um quilometro entre o Arco do Carrousel e Place de la Concorde (sem foto pq estava em obras).









La Madeilene, construída em 1806, em 1814 foi transformada em igreja dedicada a S. Maria Madalena.



Já tava sentindo falta de uma igrejinha....essa é St. Roch, foi iniciada em 1653 e em 1736 foi realizada a sua fachada.




Achei bonito, não????




Palais Royal - nem cabe todo na foto. Foi construído entre 1624 e 1645.




É difícil querer voltar pro hotel mas tem uma hora que o corpo pede. Resisti bravamente a mais 10 horas de Paris. Que sacrifício!!!!

Um comentário:

  1. O Velho mundo é maravilhoso, né Amiga?! Que delicia de passeio!! Beijos com saudades

    ResponderExcluir