segunda-feira, 1 de julho de 2013

Veneza e as Ilhas Murano, Burano e Torcello em 01 de Julho/13


E o que falar de Veneza além do que todos dizem??? Bella!!!! Veneza é isso mesmo, linda!!! Uma das mais belas cidades do mundo – e também uma das mais turísticas. As vezes a magia é levemente quebrada ao ver a quantidade de turistas indo e vindo por toda parte de Veneza. Mas como querer exclusividade sobre um lugar tão encantador. São mais de 100 ilhotas e mais uma centena de pontes. Difícil não parar numa das pequenas pontes-escadarias e contemplar o canal. Ver o movimento dos barcos e gôndolas.





 



Os vaporettos (ônibus-aquático) circulam nos grandes canais e funciona como se fosse um metrô, só que na água. Cada circuito tem uma numeração e há pontos de intersecção entre os circuitos. Muito fácil de usar, só não é barato. Para chegar e sair é necessário usar. Para ir às outras ilhas também. O restante se tiver pique, dá pra fazer a pé.
Carros, aqui vocês não entram!!!!

O Grande Canal

Vaporetto parando em uma das estações



Não quis fazer nenhuma programação especial em Veneza apenas deixe-me perder pelas ruelas e becos. 
Meu hotel
 

 

 





E é comum se deparar com um “beco sem saída” e ter que voltar. 

Literalmente tô num beco sem saída

Mas tão bom quanto caminhar entre becos e ruelas é visitar as inúmeras lojinhas de Veneza. As de máscaras de Veneza e as de vidros de Murano são as mais lindas. Uma atração à parte! 




Os charmosos café e restaurantes, os quais as mesas avançam as calçadas, são um convite irresistível quando bate a fome ou simplesmente a vontade de tomar um café. 



Tem também as lojas doces...



E de Havainas, cuja mais barata custa 26 Euros!



Até um Hard Rock se encontra pelos canais



A Piazza San Marco é a maior concentração de pombas e turistas em Veneza e seu espaço contrasta com as estreitas ruas. É uma grande praça cercada de museus, prédios históricos, cafés e lojas, desde mais simples à mais sofisticada.

Cedinho a multidão ainda não tinha "invadido" a Piazza


 

O grande destaque da Piazza San Marco é a basílica di San Marco e a torre dell’Orologio do século 15.




Não visitei a basílica de San Marco mas há um museu, esse eu fui,  que conta a história da igreja que foi construída para guardar o corpo de San Marco. Sua fachada e seu interior são repletos de mosaicos. Do museu dá pra ver parte da igreja. Da sacada da igreja também se tem uma bela vista da Piazza San Marco.

Mosaicos da basílica de San Marco







Nas proximidades da Piazza San Marco, mesmo em meio a tantos turistas ainda é possível ter lindas vistas.







E fuçando tudo, encontrei uma maluca exposição




Só o jardim no meio do "nada" já teria valido a pena...


Apesar de todas as pontes terem seu próprio nome, não tem como registrar cada uma delas. Então fica o registro da mais famosa: a ponte Riatto.


E o Vaporetto passando embaixo da Riatto

Saindo de Veneza de vaporetto, visitei as ilhas de Murano, Burano e Torcello. Cada uma com sua particularidade.


MURANO

Murano é a mais próxima, fica há 1 km de Veneza. Famosa pelos seus vidros. São dezenas (ou centenas) lojas de vidros (uma mais linda que outra)


Visitei duas fábricas onde é possível acompanhar a fabricação de uma peça. Na minha opinião, os trabalhadores dessas fábricas são artistas, trabalhar os detalhes de uma peça é como fazer uma obra de arte. Espetacular! 


Lindos lustres no meio da fábrica

Aquecendo o vidro há mais de 1.000°C

Soprando

Dando a forma

E a obra de arte pronta.

Aprendi em uma das visitas que as fabricas mais conceituadas imprimem o nome da fábrica em todas as peças. A impressão é  imperceptível mas depois que você tem essa informação passa a olhar diferente para as peças (e entender “os preços”).

Centro de Murano

Monumento de vidro de Murano em Murano!

                                    BURANO

Burano é uma colorida vila de pescadores. Distante 7 km de Veneza é  famosa pelas ruas rendas. As casas, cada uma de uma cor, tem sempre suas soleiras floridas.








Caminhando pelas ruas de Burano, entrei num beco residencial e ali encontrei um lindo jardim, no final o mar. As pessoas moram ali! Que sonho!!!!



Em Burano parece que o tempo passa mais devagar, até os turistas andavam com mais paz nessa ilha. A praça é cheia de lojas, sua maioria (claro!) de produtos feitos de renda: As obras de arte de Burano!






                               TORCELLO

E por último Torcello, próxima à Burano, é considerada a região de Veneza habitada há mais tempo. A catedral bizantina de Santa Maria Assunta, fundada em 639 é o principal atrativo da ilha mas essa ilha traz peculiar beleza, cercada de verde e muitas flores.

Santa Maria Assunta











Contrariando o que havia ouvido sobre o povo italiano, pelo menos aqui em Veneza são legitimamente um povo feliz e cordial. Adoram dizer que tem um amigo brasileiro e que conhecem o quão “bello” o Brasil é. Muitos até sabem que “Santa Catalina” é no sul do Brasil. Tutti buona gente!!!



Um comentário:

  1. M A R A V I L H O S O!!! É só o que posso dizer!!
    Que venha Roma!!

    Beijos com muiiiitaaa saudade!

    ResponderExcluir