sexta-feira, 5 de julho de 2013

Roma – Coliseu em 04 de Julho/13

Chegar ao Colosseo, ou Coliseu, como chamamos, foi fácil. Difícil  foi enfrentar mais de uma hora de fila. Mas... a aula de história de hoje é diretamente “na fonte” então VALE A PENA!!!!




Ps.: No Coliseu comprei como visita guiada em espanhol ao invés de áudio guia. Vale muito a pena!!!!

O Anfiteatro Flavio, o verdadeiro nome do Coliseu, visto que foi mandado construir pela família dos Flávios.  A construção foi iniciada por ordem do imperador Vespasiano  no ano de 72 e inaugurada por seu filho Tito no ano 80. Era gigantesco, media 188 metros de comprimento e 156 metros de largura. São quase 50 de altura! E uma grande cobertura de lona protegia os expectadores do sol. Sua capacidade era de 50.000 expectadores, distribuídos (claro) de acordo com a classe social. Mulheres (não nobres) também ficavam em locais separados. Foram 100 dias festivos na sua inauguração.



O nome Colosseo deve-se a “colossal” estátua de Nero (desafeto dos Flavio) que se erguia próxima ao Coliseu. A estátua de bronze media mais da metade da altura do Coliseu tem de altura. A estátua sumiu e ninguém sabe pra onde, supõe-se que foi destruída para fabricar armas.

Os espetáculos eram extraordinários, lutas de gladiadores, caças a animais ferozes, cenografias complexas surgiam dos subterrâneos. A arena chegava a ser alagada para simulações de batalhas navais.





Tudo funcionava graças à estrutura que estava sob a arena. Ali maquinas elevam os cenários, animais e tudo que fosse necessário para o espetáculo. Atualmente está montada sobre metade da estrutura da arena para mostrar as ruínas desse subterrâneo onde tudo era “articulado”.

Somente uma parte do palco está montado para mostrar as ruída do subterrâneo


Muito sangue foi derramado, animal e humano. As caças sempre terminavam na morte do animal. Não me recordo o número mas somente na inauguração foram muito mais de mil animais ferozes mortos. Já as batalhas de gladiadores, nem sempre terminava na morte de um, isso porque eles eram muito valiosos, a nossa guia até comparou com os jogadores de futebol da atualidade, ninguém quer vê-los mortos ao final de uma partida! Porém, o gladiador “perdedor” era julgado pela platéia, que decidia  por um sinal de positivo se esse gladiador deveria ser morto. Quando as lutas eram boas, nenhum gladiador sai morto. Muitos gladiadores fingiam estar mortos para não serem retirados da Arena e não serem julgados pelos expectadores então passou-se a enfiar uma lança em brasa no gladiador teoricamente morto (se não estivesse até então passaria a estar!).


A mostra Constantino, dentro do Coliseu, apresentou diversas peças interessantes retiradas em escavações.




Constantino também estava lá:



A estrutura do Coliseu apresentada hoje, não é somente efeito do tempo. Todos seus mármores foram arrancados para construção de outras obras, principalmente igrejas. os metais retirados para fabricar armas. Enfim... O coliseu sofreu o efeito do tempo mas também muito dele foi retirado, mas ainda está ali para recordar a grandeza de Roma.


Um comentário: