terça-feira, 9 de julho de 2013

Roma - Até o Circo Massimo em 08 de julho/13

Segunda-feira em Roma, depois de quase 40 dias na estrada, resolvi me dar um dia de folga e sair somente para almoçar na Piazza Navona, que fica há 3 km do hotel. Cheguei lá cedo demais para almoçar então porque não dar uma caminhada??? Tanta coisa ainda pra ver em Roma e eu querendo descansar...   

Caminhei até o Rio Tibre e já estava na ponte Fabrício, que liga Roma a pequena ilha Tiberina.  A ponte Fabricius, foi construída em 62 AC e chegou até nós intacta, mas eu não me arrisquei a atravessar....   




Em frente à ilha está a Sinagoga e atrás dela encontra-se o Gueto Judaico, bairro onde os judeus foram confinados em vários momentos da história, inclusive durante o nazismo, quando dali, foram enviados aos campos de concentração.   




Uma parada obrigatória na Piazza Bocca della Verità. Na praça o bonito templo redondo. As recentes investigações arqueológicas tendem a atribuí-lo a Hércules Vencedor. Remonta ao século 2 AC e é o mais antigo templo romano em mármore hoje existente.








Defronte à praça, a igreja Santa Maria em Cosmedim, uma pérola da Roma medieval. O seu interior é bem primitivo, comparado a todas as outras igrejas de Roma.   


            


E a esquerda do pórtico da igreja, a lendária máscara de mármore "Bocca della Veritá" (Boca da Verdade). Reza a lenda que os mentirosos que introduzirem a mão dentro desta boca sairão manetas. Eis a prova que não to mentindo:     





Fila para testar os mentirosos, pode?????
E pra finalizar, meu tour incluía uma passada no Circo Massino, muito próximo ao Coliseu e ao Palatino, mas eu não havia tido a oportunidade de ter visto de perto.   Não há muito o que olhar, apenas algumas ruínas mas vale a pena estar ali pela sua história. O Circo Massimo era o maior de todos os circos romanos, comportava até 300 mil pessoas, 300 mil!!! Era onde aconteciam as grandes corridas de bigas, os típicos carros romanos da época (puxadas por cavalos) e quadrigas (mais potentes, puxadas por quatro cavalos). Hoje só restou a história!     




E todo caminho de volta é pura Roma Antiga: Palatino, Coliseu, Templos de Venus e Roma, Foro Traiano...e por aí vai.... Não tem como não sair batendo perna por Roma. Uma simples caminhada é viver a história.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário