quinta-feira, 4 de julho de 2013

Roma – Monumento Vittorio Emanuele II em 03 de julho/13

Cheguei em Roma às 14:00, embora o vôo de Veneza a Roma demore pouco mais de uma hora, todo o translado HotelVeneza-EstaçãoVaporetto-EstaçãoOnibus-AeroportoVeneza-Voo-AeroportoRoma-EstaçãoTermini-HotelRoma me consumiu mais de 6 horas. Essas mudanças de cidades são muito cansativas. Deixo sempre um bom tempo “extra” para qualquer imprevisto (tipo: se perder). Uso os meios de transporte de menor custo (Metrô, Ônibus, Caminhar). Enfim, muito cansada saí somente para comer.

Depois de alimentada, não resisti e resolvi dar uma volta na Piazza della Republica, que fica há duas quadras do meu hotel. E nela já parei na primeira igreja: Santa Maria degli Angeli. Construção de 1562.




Na mesma praça, em frente a essa mesma igreja uma bela fonte cujo nome é “La Fontana delle Naidi”




E porque não caminhar um pouquinho mais???? Sem mapa e sem destino, somente seguindo meu senso de direção, resolvi descer a “Via Nazionale” . Essa é uma avenida transversal a rua do hotel então mesmo sem mapa dificilmente me perderia.

Rua Firenze (do meu hotel)


Na Via Nazionale está  “Palazzo delle Exposizione” , um centro onde acontecem várias exposições.



Resolvi continuar a caminhada porque não muito distante uma espécie de torre me chamava a atenção. 

Lembrei do velho ditado “Quem tem boca vai à Roma” mas comigo “Roma veio até mim”. Saí despretensiosa e de repente eu já estava no coração de Roma, na Roma Antiga. O “Mercati di Traiano” ou Mercado Trajano, que hoje abriga um museu (e ainda estão fazendo escavações no local) faz parte do "Foro de Traiano" (Fórum Trajano) construídas a mando do imperador Trajano por volta do ano 112. As ruínas estão à sua disposição:




E o que eu avistava de longe era o imponente “Monumento Vittorio Emanuele II”. Eu lembrava apenas que havia visto no guia de Roma só não lembrava o que estava comentado. Então tudo foi uma surpresa boa.



Informação: o Monumento Vittorio Emanuele II é um monumento em honra a Vitor Emanuel II Da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pia da pátria italiana. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935. Feito de puro mármore branco de Botticino. A estrutura tem 135 metros de largura e 70 de altura.

Subindo as escadarias, assisti a troca de guardas no altar da Pátria com a estátua de Roma e a tumba do “Soldado Desconhecido”.



Subindo um pouco mais, cheguei ao piso superior, de onde se pode ter uma visão quase 360º de Roma. Primeiro ângulo: igrejas, igrejas e igrejas!!!



Segundo ângulo: igrejas, o Mercati Traiano e o Foro Traiano, que eu já havia passado.



E por fim, no terceiro ângulo, nada mais nada menos, que o Colesseo Romano. Sinceramente, eu nem imaginava que ele estaria ali tão perto!!!! Fiquei surpresa e encantada. E então tirei  minha primeira foto do que é (pra mim) o maior símbolo de Roma.




Ainda nesse piso, há uma elevador que leva ao teto do “Vittorio Emanuele” porém eu já estava satisfeita com os 270º graus de Roma (de graça!)

E antes de sair do monumento ainda achei o “Museo Nazionale Emigrazione Italiana”. Um museu com vários documentos e história dos italianos que emigraram, em sua maioria, para a América. Eu, como ítalo descendente, adorei o museu. Fiquei imaginando os meus tatatatatatatataravós embarcando naqueles navios em busca de uma nova e melhor vida.  A maioria dos registros eram dos italianos que foram para New York ou Argentina. Acho que os Tomasinis que pararam em Santa Catarina vieram fugidos, isso explicaria muita coisa, até o fato de eu buscar nos registros de emigração do museu e não encontrar nada!!! Meus parentes ricos estão em New York. O primo pobre veio pro Brasil!!!! Brincadeiras à parte, essa pesquisa realmente é muito interessante. Também não há registros dos Morinis (meu sobrenome por parte de mãe) terem vindo pro Brasil. Ai Ai Ai









O cansaço ficou de lado com tanta coisa linda vista num fim de tarde. 

Um comentário: