domingo, 7 de julho de 2013

Roma – De Quattro Fontane ao Castelo Santo Ângelo em 06 de Julho/13

A caminhada de hoje foi longa. A intenção era ir à Piazza di Spagna e Piazza Del Papolo mas como tudo é relativamente perto estendi o passeio.

Quattro Fontane são quatro fontes num mesmo cruzamento. Encravadas nas construções, cada uma em uma das esquinas.

Só tem foto de duas..

      


Descida é sempre bem vinda, mas depois de uma vem sempre uma subida. Vamos em frente!



No caminho, Palazzo Barberin, um museu de arte de arte antiga. Não parei mas seus portões e seu palácio valem a pena serem fotografados.




Desce morro e sobe morro, cheguei ingreja de Trinitá Dei Monti. E dei graças a Deus que cheguei na parte de cima, ali ficam as escadarias espanholas (Escalinata di  Spagna). Descer é muito mais fácil que subir!!!





Nos pés da escada a fonte “Barcaccia”.



Piazza Trinitá dei Monti e seu obelisco.



Na Piazza Spagna e suas transversais não faltavam lojas de grife: Gucci, Bulgari, Prada, Dior, e por aí vai. Esse é o endereço!!! Coisa pra pobre “olhar”!!!!




Dali, segui para a Piazza Papolo, ou Praça do Povo. De Dolce&Gabbana direto pra praça do povo!!!

Na entrada da Piazza Papolo, duas igreja idênticas (não me pergunte o porquê!) : S. Maria di Montesanto (em reforma) e S.Maria dei Miracoli.



Dois semi-círculos fecham a praça e ao centro um obelisco.



De um dos lados da praça, avistei pessoas lá em cima....



E porque não subir???? Trata-se do Pincio, uma colina com grande área verde que antigamente um parque público abrigava as famílias mais abastadas de Roma. Hoje o parque é um agradável lugar para caminhar e ficar sob as árvores descansando e curtindo a sombra no calor de Roma.






Lá de cima tem-se uma vista panorâmica da cidade. Pude reconhecer os lugares que já estive bem como a cúpula da Basílica de São Pedro (Vaticano) e o Castelo Santo Ângelo, o meu desejado destino.





Visto de cima, o castelo estava “meio” distante mas olhando pelo mapa não achei que fosse demorar muito chegar até lá.
Descendo a colina, que foi mais agradável que subir! Passei novamente pela Praça do Povo e em menos de 15 minutos eu já estava ao lado do Fiume Tevere, ou traduzindo, Rio Tibre. O rio que corta Roma. É interessante estar ao lado desses rios que só havíamos visto em leituras, seja o Tibre em Roma, ou o Sena em Paris, em ambos fiquei emocionada ao vê-los.




A caminhada ao longo do Tibre foi agradável, seja pela sombra, seja pela vista fabulosa.



Um belo exemplo dessa agradável caminhada é ponte Umberto I e o Palazzio di Giustizia, do outro lado do rio.



A próxima ponte já era a Ponte Sant’Angelo, que dá acesso ao castelo. Antes de chegar, valeu a pena parar para registrar o castelo à distância.





Ponte Sant’Angelo.




O Castel Sant’Angelo era denominado Tumba Adriano, do imperador Adriano (Século 2) que construiu para ser sua sepultura imperial. Foi transformado em fortaleza e depois em castelo. Hoje é aberto para visitas e abriga lindo museu.

Imagens dentro do castelo:


De dentro do Castelo a ponte Sant'Angelo
 Esqueci o nome (pro guardinha "ficar de olho")

 Os canhões e balas de pedra. Se cai na cabeça....


 Pra ficar de vigia....

 Gostavam de observar tuuudo!!!

Que tal o bar dentro do castelo?

o Corredor que ia pra área "cotidiana" do castelo

 Pra subir....

 Vista da parte superior do castelo

 E no topo do Castelo....

Residencia Papal




Imagens do museu:

                




O castelo também serviu de residência dos papas e cardeais. Uma passagem, direto do Vaticano, era utilizada para que os religiosos chegassem ao castelo




Eu estava há poucos metros da praça e Basílica São Pedro mas quis deixar a emoção para amanhã, quando virei ver o Papa celebrar o Angelus.



Ponte Vittorio Emanuele II.



O caminho de volta consumiu quase 1 hora, mas ainda acho que em Roma tudo é perto e tranquilamente se pode visitar tudo a pé. As caminhadas proporcionam um contato maior com a cidade e com as pessoas. Você pode passar 3 ou 4 vezes na mesma rua que em todas você terá um novo olhar, uma nova descoberta. É cansativo, o verão em Roma castiga um pouco mas afirmo: vale muito a pena!!! Sempre há uma igreja ou uma loja pra se abrigar quando o calor “aperta”. Garrafinha d’água na mão e pé na estrada!!!!

Por falar em novo olhar, tenho passado todos os dias na Piazza Venezia, hoje fotografei o Palácio Veneza. Ele abriga o Museo di Palazzo Venezia. Esse edifício já casa oficial de Mussolini.  Talvez eu ainda vá visitar esse museu. Vamos ver.... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário