quarta-feira, 10 de julho de 2013

Roma – Museu do Vaticano e Capela Sistina em 09 de julho/13

A aula de história de hoje remete ao estado do Vaticano. Desde 1929 a Cidade do  Vaticano é um estado independente, o menor do mundo.

Na idade romana, na colina do Vaticano, um enorme Circo foi construído por Calígona e concluído por Nero. Sob este último, aproximadamente no ano de 67, São Pedro foi crucificado durante a primeira perseguição anti-cristã. O seu corpo foi sepultado nas redondezas, mais de duzentos e cinqüenta anos depois, Constantino, convertido ao cristianismo, mandou erguer sobre o túmulo uma enorme basílica.

Em 1503 Julio II deu início à construção da nova basílica, a Basílica de São Pedro que temos hoje. A construção demorou 176 anos (176!!!) . A grandiosa cúpula da basílica foi projeta pro Micheangelo, que morreu antes do término da obra, porém os construtores seguiram a risca seu projeto.

Voltando ao museu do Vaticano, que está nos Palácios do Vaticano, um grandioso e fantástico conjunto de edifícios com incontáveis salas, salões, galerias, corredores, jardins, ricos de tesouros de arte de todo o gênero. Antes de ser transformados em museus, era a residência oficial dos Papas.



A entrada do museu foi toda reformulada e tem apenas 13 anos, mas a belíssima escada do antigo acesso está disponível para uso (creio que é uma das saídas dos museus) e para fotos (no meu caso).




Fiz a visita ao museu, com um grupo e guia contratado.  A vista ficou bem mais interessante, além de apreciar a beleza das obras e grandiosidade do palácio, tem-se a história ali diante de você.

Escultura em arte clássica que retratam movimento, nota-se em as todas esculturas que um pé está apoiado e o outro à frente como se estivem andando.

O  “Grupo de Laocoonte” representa Laocoonte e seus dois filhos sendo estrangulados por duas serpentes marinhas, uma lenda da Gerra de Tróia. A peça é uma reconstrução da original, de bronze, encontrada próxima ao Coliseu. O grupo de Laocoonte foi uma das influências principais nos trabalhos de Michelangelo, que usou o modelo estético de Laocoonte nas suas pinturas na Capela Sistina.



O “Torso Belvedere” é uma famosa estátua fragmentária e criada pelo escultor ateniense Apolônio em meados do século 1 AC. Essa escultura serviu de inspiração à Michelangelo na pintura do Juízo Final, na parede do altar maior. O corpo de Cristo é idêntico ao da escultura.


Sarcófago de Sant’Elena, mãe de Constantino.



E muitas outras obras que mereceriam igual destaque. As salas, com seus tetos pintador e esculpidos, obras de arte até onde se pisa.


            








A biblioteca apostólica do Vaticano.



A vista do Belvedere.



O pátio da Pinha com o Nicho de Belvedere. E a esfera, nos jardins do Vaticano.




Jardins do Vaticano e a cúpula da Basílica de São Pedro.





A visita ao museu termina na Capela Sistina onde além do silêncio obrigatório não é permitido fotografar. Posso afirmar, é a coisa mais linda que vi em Roma. Pensar na complexidade e na genialidade de Michelangelo, em como retratou todo momento da criação com espantosos efeitos tridimensionais. Simplesmente é o momento de contemplar, abrir a boca e deixar o queixo cair.

A saída da Capela, para grupos, é diretamente na Basílica de São Pedro. Aproveitei o tempo livre para visitar as grutas da Basílica, onde estão enterrados todos os Papas (exceto João Paulo II, que fica na própria Basílica) e o próprio apóstolo São Pedro.



Túmulo de São Pedro Apostolo.



Outros Papas.





Na outra visita também não havia passado a mão “no pé de São Pedro”. Uma estátua em bronze que tem os pés gastos de tantos fiéis que por ali fazem o mesmo.


Um parêntese merecido aos guardas do Vaticano (guarda Suíça) e  os “terno preto” que fazem a segurança da Basílica: Que homens liiiiiindos!!!!! Fui obrigada a pedir muitas informações!


Feliz com mais um dia em Roma, enfrentei sorridente os 4 km de volta no calor de matar.

2 comentários:

  1. Val! Não estou comentando todos os seus posts, mas sou leitor assíduo dessa sua jornada! Que maravilha hein? Nunca fui fã de história, mas tenho que admitir que as suas fotos e comentários me faz pensar diferente! Tudo sensacional!

    Só não gosto muito desses comentário sobre homens lindos... ecaaaa... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjão Val!

    ResponderExcluir